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16/10/2009 | NOVA PONTE BRASIL-PARAGUAI, ESTAIADA COM VÃO LIVRE DE 360m

(Conteúdo Construção Mercado- 13/10/09, Ana Paula Rocha)

A segunda ponte que ligará o Brasil ao Paraguai terá um vão livre de aproximadamente 360 m, o maior do país de acordo com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes). A estrutura será construída sobre o Rio Paraná, na região conhecida como Marco das Três Fronteiras, unindo Foz do Iguaçu (PR) à cidade paraguaia de Puerto Franco.
A ponte terá 17,85 m de largura e será composta por duas faixas de rolamento, dois acostamentos, duas barreiras, duas passagens de pedestres e dois guarda-corpos. Já a extensão estimada da estrutura é de 720 m.
O projeto prevê a construção de duas torres de estais com 136 m de altura, cada uma, para sustentar um tabuleiro feito exclusivamente em concreto. A estrutura estaiada, segundo o Dnit, permitirá a ausência de pilar no leito do rio, facilitando a execução de fundação e excluindo a necessidade de construção de "dolphins".
Para evitar a degradação ocorrida na Ponte da Amizade, a sugestão do Dnit é de que o passeio de pedestres seja localizado ao centro da ponte. "Dentre as vantagens, estão o fim da passagem ilegal de produtos pelas bordas e melhor preservação da ponte, além do maior controle na estação aduaneira, uma vez que o fluxo de pedestres deve ocorrer por um local só", diz o descritivo da obra.

A rodovia de acesso à segunda ponte internacional Brasil-Paraguai terá extensão de 14,7 km, iniciando na BR-277. A estrada passará ainda pelo distrito industrial de Foz do Iguaçu, estimulando seu desenvolvimento, e terá interseção com a BR-469 (Rodovia das Cataratas).

Além da ponte e dos acessos viários, serão construídos também dois centros de fronteira, um no lado brasileiro e outro no paraguaio, com áreas de estacionamento, vias de retorno e ambientes de controle de verificação física (Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Sanitária etc).

O projeto básico e executivo da segunda ponte internacional Brasil-Paraguai começou a ser elaborado pela Vetec, vencedora da licitação, no dia 31 de agosto. A empresa deverá entregá-los até julho de 2010.

Inicialmente, a obra estava orçada em R$ 195 milhões mas, segundo o Dnit, somente após a execução de todos os projetos é que os valores reais serão conhecidos. A construção será financiada com recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do governo federal.



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